O corretor de seguros é um profissional especializado, tecnicamente preparado, legalmente habilitado a intermediar, angariar e a promover contratos de seguros entre as Sociedades Seguradoras, Empresas de Previdência Aberta, Capitalização e os consumidores, sejam eles pessoas naturais ou jurídicas. A Lei 4.594 de 29/dezembro/64 regula a profissão de corretor de seguros.

É de suma importância ressaltar que para o exercício da profissão de corretor de seguros, existe a necessidade de obtenção de autorização de operação, esta autorização é concedida pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP).

A compra de seguros deve obrigatoriamente passar por um corretor de seguros?

Não, a contratação de seguros por um intermédio de um corretor de seguros não é obrigatória por lei em nosso país. Entretanto, devido à complexidade dos contratos de seguros é desejável que o consumidor consulte um corretor.

O Art. 18 da Lei n° 4594/64 faculta às seguradoras o recebimento de proposta de contrato de seguros por intermédio de corretor de seguros devidamente habilitado ou diretamente dos proponentes ou seus legítimos representantes.

O Preço baixo e a cobertura

Na maioria dos casos, o consumidor fica tentado a escolher o tipo de seguro ou seguradora que apresentou o preço mais baixo, CUIDADO, estamos diante da tradicional frase: “ o barato que sai caro”.

Consulte o seu corretor, este que será o responsável por lhe dar informações suficientes para que você esteja apto a saber qual a melhor opção para o seu caso, aliás, a decisão final será sua, mas não deixe de escutar o seu corretor de seguros, não escolha apenas pelo preço baixo, mas sim pelo melhor custo benefício.

Na maioria das situações o preço baixo em relação a concorrência está totalmente relacionado com problemas de solvência da seguradora, e você só perceberá isso qual for demandada a indenização na hora do sinistro.

Compra pela internet de seguros

Essa situação é totalmente regulamentada pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), autarquia subordinada ao Ministério da Fazenda, responsável pela regulação e fiscalização do mercado de seguros.

O ideal é que o consumidor procure sites de instituições bem estabelecidas, restringindo suas buscas aos seguros mais simples e massificados, como os seguros de automóveis ou de viagens.

A Affare Fatto é uma corretora jovem, criada com a intenção em proporcionar soluções rápidas e assertivas no que diz respeito ao ramo de seguros, não deixe de nos consultar, temos certeza que você fará a escolha certa.

Deixe uma resposta

Menu